Header Ads

1/recentposts

Como ativar o Continuum em qualquer aparelho com Windows 10 Mobile

Atenção: O Windows Legacy não é responsável pelos danos que eventualmente você causar ao seu aparelho. Faça por sua conta e risco. Faça o backup de todas as suas fotos e vídeos. Leia o tutorial completamente, e só depois realize o procedimento.

Procedimento:

  1. Você vai precisar de um PC com Windows 8.1 ou superior.
  2. Você vai precisar do SDK do Windows Phone 8.1 instalado na sua máquina (link abaixo)
  3. Não faça isso em um aparelho que já possui Continuum como o Lumia 950, HP Elite X3, Alcatel Idol 4s ou Jade Primo, entre outros.
  4. A bateria do seu smartphone tem que está no máximo. Não faça essas “brincadeiras” com pouca carga.
  5. Você terá que está com o aparelho com o Windows 10 Mobile Anniversary. Não use builds prévias da Creators/Redstone 2 que podem não funcionar. Testado e recomendado na atualização de aniversário.
  6. Não pode haver atualizações pendentes no celular
  7. O processo funciona apenas para aparelhos com Miracast (Lumia 630, 635, 730, 735, 830, 930, 1520). Acho que Lumia 640 e 640 XL também possuem. Após a geração X30 é comum encontrar tal recurso.

O que tenho que baixar?

2-Baixe aqui os pacotes “.cab” .  Eles representam pacotes de atualização para o Windows 10 Mobile Anniversary.
3- Também é necessário o download do app Interop Tools, baixe aqui.

Instalando o Interop…

Pode ser pelo Portal de Dispositivos, mas aqui fiz pelo Gerenciador de Arquivos.  Eu tive de instalar cada uma das dependências (uma a uma). Fiz uma pausa de 1 minuto entre cada uma, não sei se isso seria relevante. Após fazer isso, toque para instalar o appxbundle do Interop Tools.
Observação: as dependências são os arquivos que começam com Microsoft****. Instale todos e só depois instale o Interop Tools.

Usando o SDK do Windows Phone 8.1

É necessário o SDK do Windows Phone 8.1 instalado no PC para poder instalar o Lumia Registry Tool (vcReg.xap). Esse app liberou acesso para alteração do registro. Toda alteração de registro será feita pelo INTEROP TOOLS, e não pelo vcReg.
No vcReg, vá em “templates”, na barra inferior, e em seguida marque a opção “Restore NDTKsvc” e toque em “Apply” . Reinicie o celular (preferível que o aparelho seja desligado e iniciado novamente, e não através do soft reset). Após retomar ao sistema operacional, volte ao vcReg.xap > templates > ative a opção Live Interop/Capability Unlock e vá novamente me clicar em “Apply”,  e reinicie novamente o aparelho. Pronto. Este foi o último passo por esse app.
Por causa do SDK, o processo funciona apenas em computadores com Windows 8.1 ou posterior.

Hora dos arquivos .cab (esta etapa é no computador!)

A pessoa deve extrair o conteúdo da pasta .zip (o primeiro arquivo, aquele que contém os pacotes .cab)
Após extrair o conteúdo do arquivo compactado, haverá algumas pastas e arquivos .cab. Um deles, como seu próprio nome diz, é destinado apenas ao HTC One M8 (não use em um aparelho que não seja o HTC One M8, óbvio).

Haverá outro arquivo .zip de nome App (reksden). É recomendável extrair seu conteúdo para a mesma pasta onde ele se encontra. Abra a pasta criada e lá haverá outra de nome “conf”; vá até ela
Com a pasta “conf” aberta no Explorador de Arquivos, vá a guia Arquivo, setinha ao lado de “Abrir prompt de comando” e “Abrir prompt de comando como administrador“.
Agora vem os comandos:
Primeiro comando. Com o Lumia ligado e conectado ao PC pela porta USB, digite o comando “iutool -l”, em minúsculo e sem aspas (IUTOOL -L, apenas para esclarecer). Este comando exibirá o código de série do dispositivo. Este código de série deve ser anotado pois será usado no comando seguinte.
Após anotar o código de série (SERIAL), o segundo comando é responsável por tentar efetuar a instalação dos arquivos .cab presentes na pasta raiz do arquivo .zip extraído inicialmente
Essa parte é bem rigorosa. Se houver algum erro de digitação ou falta de espaço ou espaço onde não se deve, haverá erro de sintaxe e o programa não será capaz de instalar.
O segundo comando é o seguinte:

IUTOOL -s SERIAL -p CAMINHO1;CAMINHO2
EXEMPLO:
iutool -s f73d36858edbb761ca1f62da4e6b1422 -p “C:\Users\rafaa\Downloads\Continuum_WindowsBlogItalia\microsoft.ms_docking.mainos.cbs_131814fe2657c01affcaa237ee6f4d4c58234c80.cab”;”C:\Users\rafaa\Downloads\Continuum_WindowsBlogItalia\microsoft.ms_docking.mainos.cbs_debf5ea714636f4d4fb323e0fe30c14592f26589.cab”
O caminho de cada arquivo deve estar entre ASPAS. Eles são separados por ; (ponto e vírgula)
Não deve haver espaço, apenas o ponto e vírgula.
Aperte enter.
Experiência:
Eu achei essa parte chata. Pelo menos para mim foi. Deu erro em todas as tentativas. Mesmo aparecendo erro, não mexa no celular e não desconecte do cabo USB. É recomendável o aparelho estar com pelo menos 80% de carga. Mas como disse acima: Vá com a bateria completa!!!
Na minha última tentativa eu vi o erro de novo. Mas aí eu deixei o celular com a tela acesa, conectado pelo USB sem usar por cerca de 2 minutos. Eu havia saído de minha sala no trabalho (sim eu fiz isso no trabalho kkk) e quando eu voltei o celular estava nas engrenagens atualizando.
Mais um lembrete. Não deve haver NENHUMA ATUALIZAÇÃO PENDENTE NO CELULAR.
O processo de atualização foi rápido, afinal foi apenas inserção de pacotes.
Agora o Continuum já está instalado!!! Só é necessário habilitá-lo usando o app INTEROP TOOLS dito no começo!
No celular, após abrir o app Interop Tools o usuário escolhe se vai fazer alterações no próprio aparelho ou remotamente. Escolha “This device” e insira o PIN (o mesmo de desbloqueio da tela), caso seja solicitado,
Vá para “Registry Browser” e navegue até essa chave:
“HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Shell\Docking”
Toque no botão de adicionar na barra inferior e crie um novo valor do tipo INTEGER e nome “EnabledForTest” sem aspas
Atribua valor do dado como 1
Reinicie. Fim!
Observação: ao conectar pela primeira vez a tela continuará sendo espelhada como sempre, mas ao navegar para a página de Tela nas configurações do celular haverá um botão novo “Configurações avançadas”. Esse botão aparece apenas quando o dispositivo estiver conectado a uma segunda tela. Por padrão ele está definido como “Espelhar novidades no meu dispositivo”. Alterne para “Usar aplicativos diferentes em cada tela (Recomendado).
Observação 2: É um recurso experimental e não oficial. Pode não apresentar um desempenho satisfatório em dispositivos com menos de 2GB de RAM e processadores Snapdragon 400 ou similares.
Observação 3: Pelo menos para mim, houve uma queda na velocidade da internet, já que o aparelho utiliza o WiFi para se conectar.
Abaixo confira o vídeo que fizemos mostrando o recurso no Lumia 830:

O Tutorial deu trabalho e por isso demorou mais do que o previsto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.